O que é um sistema econômico?
O que caracteriza um sistema econômico é a forma como se dá a produção e distribuição de bens e serviços. Os seres humanos não são autossuficientes, eles precisam produzir uma série de coisas para satisfazer suas necessidades, desde abrigo, alimento até transporte e comunicação. Cada sociedade, em virtude de uma série de condições, encontra uma maneira alternativa de definir quem irá produzir, como irá produzir e como será distribuída os bens resultantes desse processo.
Imagine uma sociedade simples, uma pequena comunidade isolada em algum lugar distante. Nessa sociedade, ainda não foi inventada a agricultura, portanto seus membros sobrevivem da caça e da coleta. Esses dois trabalhos essenciais são distribuídos entre homens e mulheres: os primeiros são responsáveis pela caça e as últimas pela coleta de alimentos. Já os afazeres domésticos (cozimento, cuidado dos filhos) é compartilhado por ambos. Todas as pessoas capazes de realizar essas tarefas devem trabalhar. Apenas crianças e idosos são excluídos dessas tarefas. De maneira geral, é dessa forma que é realizada a produção nessa sociedade.
Por outro lado, a distribuição daquilo que foi caçado ou coletado segue uma regra básica, a necessidade da pessoa. Não é possível a uma pessoa particular acumular os produtos da caça e da pesca. Eles são distribuídos conforme a necessidade dos indivíduos da comunidade ou, caso não sejam suficientes para atender a necessidade de todos, de maneira igualitária, de modo que não existem pessoas numa situação de miséria, por exemplo, enquanto outras têm abundância.
Nessa sociedade imaginária, podemos dizer que há um sistema econômico. Trata-se da forma como os bens necessário para a sobrevivência do grupo de pessoas é produzido e distribuído. Nesse caso, o processo é relativamente simples. Há poucas regras.
Atualmente, os sistemas econômicos são mais complexos. De qualquer forma, o que os define ainda é a forma como bens e serviços são produzidos e distribuídos para a população. Comumente, se fala em capitalismo, socialismo e economias mistas para se referir aos sistemas econômicos da atualidade.