Democracia

Conteúdos

Propostas de atividades

  1. Por que Aristóteles acreditava que a eleição era, por natureza, aristocrática e não democrática? Qual o método de escolha de representante considerado mais democrático entre os gregos? Por que eles pensavam assim?
  2. Quais as diferenças entre uma democracia direta, semidireta e representativa? Cite exemplos.
  3. Por que Bernard Manin afirma que o governo representativo “nunca foi uma forma indireta de soberania popular”? Em que difere o “governo representativo” de uma democracia?
  4. Platão acreditava que o governo deveria ser organizado de que forma? Por que ele acreditava nisso?
  5. Suponha que você acredita que Stuart Mill tinha razão ao defender o governo representativo como a melhor forma de governo. A partir das ideias de Mill, faça uma crítica à teoria platônica do governo.
  6. Considerando as características de uma democracia representativa, podemos dizer que o Brasil era uma ditadura de 64 à meados da década de 80? Explique.
  7. Ao contrário de outros países, como Chile, Argentina, Uruguai, que também passaram por uma ditadura na segunda metade do século XX, no Brasil persiste a ideia de que a intervenção militar é a solução para as crises políticas e a corrupção. Avalie essa ideia a partir de um dos filósofos discutidos em aula (Platão, Mill, Montesquieu ou Maquiavel).
  8. Hoje, é preferível uma democracia direta, semidireta ou totalmente representativa, como a brasileira?
  9. Qual a solução apontada por Montesquieu para o problema do abuso de poder? Por que ele acreditava que isso funcionaria?
  10. “Então, não seria possível que um homem, neste caso, um político seja ético? Sim, é possível. Acredito que um político ético não seja apenas aquele que tem êxito em suas ações, que almeja sem pensar na conduta utilizada para atingir tais objetivos. Mas sim aquele que pensa no coletivo, que possui virtudes e é habilidoso e ousado em pensar e agir pela melhoria do coletivo. Precisamos entender e exigir que a moral e a política estejam sempre juntas. Esta é a justificativa do Estado existir com suas leis e seus preceitos. Da mesma forma, devemos valorizar as figuras públicas que trabalham para preservar a ordem, punindo, quando necessário, os que se utilizam de cargos públicos para benefícios individuais, prejudicando o crescimento e o desenvolvimento do País.”
    1. O que Maquiavel diria a respeito da afirmação acima, em particular da ideia de que “precisamos entender e exigir que a moral e a política estejam sempre juntas”?

1. Os fins justificam os meios?

Segundo Maquiavel, em muitas situações na política é necessário deixar de lado a ética e adotar uma perspectiva segundo a qual os fins justificam os meios. Isso é verdade?

Escreva uma dissertação analisando essa questão e discutindo os problemas propostos por Maquiavel.

2. A ditadura seria a solução para o Brasil?

Ao contrário de outros países, como Chile, Argentina, Uruguai, que também passaram por uma ditadura na segunda metade do século XX, no Brasil persiste a ideia de que a intervenção militar é a solução para as crises políticas e a corrupção. O que você pensa sobre essa ideia ainda popular no Brasil?

Escreva uma dissertação tomando uma posição em relação a essa questão. Use como referência as ideias discutidas em aula e outras que julgar pertinentes.

3. Crise de representatividade

Já fazem algumas décadas que se fala em crise de representatividade, não só no Brasil, mas em vários países. Uma das formas nas quais se expressa essa crise é o baixo comparecimento dos eleitores à urnas e o pouco interesse na política. A que fatores se deve essa crise? O que poderia ser feito para tornar a democracia mais representativa e reaproximar o governo do povo?

Escreva uma dissertação abordando esses problemas. Use como referências os textos e filósofos estudados durante as aulas sobre governo.

4. O que é uma democracia?

O que é uma democracia? Como devem ser organizadas as instituições para que essa democracia ideal realmente exista? Quais os seus obstáculos?

Escreva uma dissertação abordando esses problemas. Use como referências os textos e filósofos estudados durante as aulas sobre governo.

4. Corrupção

O que faz com que exista corrupção? Como reduzir a corrupção no Brasil?

Escreva uma dissertação abordando esses problemas. Use como referências os textos e filósofos estudados durante as aulas sobre governo.

 

  • Esse artigo foi útil para você?
  • Sim   Não