Plano de aula sobre método científico nas ciências humanas

Por
William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio.
21 de abril de 2021 - 11 min leitura

Nessa unidade, os estudantes deverão usar um método científico para avaliar o impacto de uma intervenção social. Ao longo do processo, irão compreender o funcionamento do método científico nas ciências humanas e aplicar essa compreensão na avaliação, inicialmente, de uma situação-problema autêntica proposta pelo professor e, em seguida, em uma situação criada pelos próprios estudantes. Espera-se que, ao final do processo, tenham uma compreensão prática de conceitos como método científico, correlação e causalidade, e sejam capazes de identificar aplicações desses conhecimentos em diferentes situações do mundo fora da escola: políticas governamentais, projetos de ONGs e empresas privadas etc.Esse plano de aula segue uma metodologia de planejamento bem específica, desenvolvida por Grant Wiggins e Jay Mctigue, em um livro chamado Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. E as aulas seguem uma metodologia de ensino baseada em projetos e trabalho em grupo. Nesse artigo, você encontra uma descrição detalhada do planejamento, objetivos, competências e habilidades da BNCC, materiais de pesquisa para os estudantes com vídeos e textos, questionários interativos sobre conceitos chave, enfim, todos os recursos para aplicar o plano.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar

Tatim, William Godoy. Plano de aula sobre método científico nas ciências humanas. Filosofia na Escola, 2021. Disponível em: < https://filosofianaescola.com/ensinar/plano-de-aula-sobre-metodo-cientifico-nas-ciencias-humanas/>. Acesso em: 11 de May. de 2121.

Os comentários estão fechados.