Plano de aula sobre Sócrates

O objetivo central desse plano de aula é fazer com o que os estudantes compreendam o que é o método socrático e consigam utilizar essa forma de diálogo em situações reais. Para isso, primeiro os estudantes, em grupo, irão explorar versões adaptadas de cinco diálogos socráticos escritos por Platão: um trecho do Eutífron, do Lísis, da República, do Críton e do Laques. Depois de ler e passarem por diferentes processos de discussão dos diálogos, irão encenar para a turma sua própria versão adaptada e mostrar em que situações identificam a maiêutica, a ironia, a busca pela verdade. Por fim, agora que já conhecem os elementos dos diálogos socráticos, os grupos terão um novo desafio, que é criar um diálogo desse tipo sobre alguma situação cotidiana. Assim será possível saber se os alunos são capazes de identificar os elementos centrais do método socrático e transferir esse conhecimento para novas situações.

O plano de aula a seguir inclui todos os recursos necessários para a sua aplicação: diálogos socráticos adaptados, vídeo para introdução, questões objetivas e dissertativas para discussão nos grupos sobre os diálogos, rubricas de avaliação para os trabalhos produzidos e questões para uma avaliação de compreensão conceitual.

Esse plano de aula sobre Sócrates usa uma série de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em problemas, trabalho em grupo, dramatização e reflexão crítica, para garantir uma aprendizagem real e alinhamento como o que propõe a BNCC.

Resumo do plano de aula:

• Introdução: O professor apresenta um vídeo e uma situação-problema sobre Sócrates e o método socrático para contextualizar o tema e gerar interesse nos alunos.
  • Leitura e análise dos diálogos: Os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe uma versão adaptada de um dos cinco diálogos socráticos escritos por Platão (Eutífron, Lísis, República, Críton e Laques).
  • Discussão em grupo: Os alunos debatem as questões objetivas e dissertativas propostas pelo professor, relacionadas aos diálogos, para identificar elementos como a maiêutica, a ironia e a busca pela verdade.
  • Encenação dos diálogos: Cada grupo prepara e apresenta para a turma uma dramatização do diálogo estudado, enfatizando os elementos do método socrático.
  • Criação de diálogos socráticos: Os grupos são desafiados a criar um diálogo socrático original, baseado em uma situação cotidiana, demonstrando assim sua compreensão do método e sua aplicabilidade em contextos diversos.
  • Avaliação: O professor avalia os trabalhos produzidos pelos alunos, utilizando rubricas de avaliação, e propõe questões para avaliar a compreensão conceitual dos estudantes em relação ao método socrático e sua aplicação prática.

O conteúdo completo desse plano de aula é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo e tenha acesso a esse, dezenas de outros planos e outros recursos destinados ao ensino de filosofia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar