Imagem com logo do site

Fascismo

- 7 min leitura

O fascismo é uma ideologia complexa. Existem muitas definições de fascismo; algumas pessoas descrevem-no como um tipo ou conjunto de ações políticas, uma filosofia política ou um movimento de massas. A maioria das definições concorda que o fascismo é autoritário e promove o nacionalismo a todo custo, mas suas características são objeto de debate.

O fascismo é comumente associado aos regimes que chegaram ao poder após a Primeira Guerra Mundial na Alemanha e na Itália, embora vários outros países tenham experimentado regimes fascistas ou elementos deles. Adolf Hitler na Alemanha, Benito Mussolini na Itália, Francisco Franco na Espanha e Juan Perón na Argentina foram bem conhecidos líderes fascistas do século XX.

Robert Paxton, professor emérito de ciências sociais da Universidade de Columbia em Nova York, considerado o pai dos estudos fascistas, definiu o fascismo como “uma forma de prática política característica do século XX que desperta o entusiasmo popular através de sofisticadas técnicas de propaganda para uma política anti-liberal, nacionalista, anti-socialista, violentamente excludente e expansionista”.

Embora o fascismo possa ser difícil de definir, todos os movimentos fascistas compartilham algumas crenças e ações centrais.

Elementos centrais do fascismo

O fascismo tem alguns valores básicos, como a nação, a grandeza nacional, de uma raça ou grupo considerado superior. O princípio central – o que Robert Paxton, um cientista político americano estudioso do fascismo, definiu como o único princípio moral do fascismo – é tornar a nação (grupo) mais forte, mais poderosa, maior e mais bem-sucedida. Como os fascistas vêem a força nacional como a única coisa que torna uma nação “boa”, usarão todos os meios necessários para atingir essa meta.

Guiados pelo princípio do nacionalismo extremo, os regimes fascistas tendem a realizar ações semelhantes, embora os detalhes sejam diferentes, escreveu o autor George Orwell em seu ensaio “O que é o fascismo?“. De acordo com Paxton, esses regimes fazem uso abundante de propaganda e de grandes atos, como desfiles e entradas dramáticas de líderes. Os fascistas usam determinados grupos como bodes expiatórios e os demonizam, embora esses grupos difiram bastante entre si ao longo do tempo. É por isso que o regime nazista alemão demonizou judeus e outros, enquanto o regime italiano de Mussolini demonizou os bolcheviques.

Paxton, autor de vários livros, incluindo “A Anatomia do Fascismo“, disse que o fascismo se baseia mais em sentimentos do que em ideias filosóficas. Em seu ensaio de 1988,  Os Cinco Estágios do Fascismo, publicado em 1998 no Journal of Modern History, ele definiu sete sentimentos que agem como “paixões mobilizadoras” dos regimes fascistas. Eles são:

  1. A primazia do grupo. Apoiar o grupo parece mais importante do que manter direitos individuais ou universais.
  2. Crença de que o grupo é uma vítima. Isso justifica qualquer comportamento contra os inimigos do grupo.
  3. A crença de que o individualismo e o liberalismo permitem uma decadência perigosa e têm um efeito negativo no grupo.
  4. Um forte senso de comunidade ou fraternidade. A “unidade e pureza dessa irmandade são forjadas por convicção comum, se possível, ou por violência excludente, se necessário”.
  5. A auto-estima individual está ligada à grandeza do grupo. Paxton chamou isso de “um senso aprimorado de identidade e pertencimento”.
  6. Apoio extremo de um líder “natural”, que é sempre do sexo masculino. Isso resulta em um homem assumindo o papel de salvador nacional.
  7. “A beleza da violência e da vontade, quando se dedicam ao sucesso do grupo em uma luta darwiniana”, escreveu Paxton. A ideia de um grupo naturalmente superior ou, especialmente no caso de Hitler, do racismo biológico, encaixa-se numa interpretação fascista do darwinismo.

Uma vez no poder, “as ditaduras fascistas suprimiram liberdades individuais, prenderam opositores, proibiram greves, autorizaram poder policial ilimitado em nome da unidade nacional e revitalização, e cometeram agressões militares”, escreveu Paxton.

Economia do fascismo

A economia do fascismo é complicada, disse Montague. O objetivo pretendido pelos governos fascistas era autarquia ou auto-suficiência nacional. Nas décadas de 1920 e 1930, os líderes fascistas lançaram isso como um meio termo efetivo entre o capitalismo burguês, orientado para o lucro, e o marxismo revolucionário que desmantelaria muitas instituições sociais e perseguiria a burguesia.

Para entender melhor a estrutura econômica do fascismo, Montague sugeriu observar quem se beneficiava com isso. “Hitler foi fortemente apoiado pela elite rica desde muito cedo. Grandes empresas (BMW, Bayer, etc) receberam trabalho escravo, contratos do governo e assim por diante”, disse Montague. As coisas foram mais complicadas na Itália, onde os pobres se beneficiaram marginalmente no início do regime de Mussolini, mas sofreram quando suas posições mudaram.

Na Alemanha e na Itália, os cartéis do governo fascista determinaram muitos aspectos do comércio, finanças, agricultura e manufatura, e tomaram decisões de acordo com o que promoveria o poder do estado; no entanto, eles também permitiram que a elite empresarial conservadora mantivesse a propriedade e aumentasse sua riqueza. Os cartéis reduziram os salários e pagaram aos trabalhadores orgulho nacional.

Um elemento do fascismo é a colaboração com os capitalistas e a elite conservadora. Os fascistas, mesmo quando começam com idéias radicais, sempre colaboram para se mover na direção da proteção da propriedade privada, disse Paxton. Esta é, no entanto, uma estranha aliança:

“Os conservadores são basicamente pessoas de ordem que querem usar coisas como a igreja e a propriedade para manter uma ordem social existente, enquanto os fascistas são revolucionários que dividirão as instituições sociais se acharem que trará poder nacional ou grandeza ou expansão”, disse ele. . “Na Alemanha nazista, os empresários não estavam entusiasmados com Hitler, porque ele tinha ideias anticapitalistas no começo. Mas então eles descobriram que tinham muito em comum. Fizeram uma aliança, mas muitas vezes pisavam nos dedos uns dos outros.” E em 20 de julho de 1944, os conservadores tentaram assassinar Hitler. Há sempre tensão entre os dois movimentos”.

Preparando o palco para o fascismo

Ao longo da história do século XX, os regimes fascistas exigiram certas condições culturais, econômicas e políticas para que ganhassem força. É importante notar também que muitos países, como a Grã-Bretanha nos anos 1920 e 1930, viram as idéias fascistas aumentarem sua popularidade sem que os regimes subissem ao poder ou que os partidos fascistas se tornassem atores políticos.

Em primeiro lugar, os regimes fascistas do século XX exigiram crises nacionais extremas para ganhar popularidade e poder. Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, muitos na Alemanha e na Itália estavam preocupados com a cultura de seus países. A eles foi prometida glória nacional e expansão, e sentiram vergonha e frustração com a derrota.

A Primeira Guerra Mundial criou um grande número de homens desencantados, que estiveram na linha de frente da guerra, viram muita morte, se acostumaram a isso e deixaram de ver a vida como algo valioso, como as pessoas que não foram à guerra.

O fascismo exige uma crença geral de que os partidos e instituições do governo, como a democracia, são incapazes de melhorar a situação nacional. Na Europa do início do século XX, a Primeira Guerra Mundial aumentou a desconfiança popular em relação ao governo.

Esse cinismo sobre o governo combina com uma identidade nacional fervorosa, mas vulnerável. Por exemplo, a Itália era uma pequena nação que havia governado grande parte do mundo conhecido, mas não o fazia mais. Muitos alemães sentiram que o Tratado de Versalhes os tinha prejudicado. O Reino Unido estava começando a se ver como um poder desvanecido.

Para que um partido fascista se torne poderoso, a combinação de uma forte identidade nacional e desencantamento com o governo ainda precisa de um catalisador para fazer com que pessoas comuns se alinhem com fascistas declarados. Na Alemanha, e até certo ponto na Itália, esse catalisador foi a Grande Depressão.

A Grande Depressão e a Primeira Guerra Mundial causaram estragos na economia alemã. A guerra desencadeara a inflação e todos os que tinham poupança ou viviam com uma renda fixa, como os aposentados, viam seu dinheiro se esvaindo. As pessoas se sentiam desesperadas, envergonhadas e perdidas.

Em seu ensaio Os Cinco Estágios do Fascismo, Paxton disse que o fascismo só poderia aparecer depois que uma sociedade conhecesse a liberdade política e quando a democracia fosse estabelecida o suficiente para que as pessoas pudessem se desiludir com ela. A Itália tinha uma série de governos fracos. A Alemanha não teve maioria parlamentar efetiva por três anos antes de Hitler ser nomeado chanceler. Duas soluções principais para o problema do governo ineficiente, pessoas que sofrem e humilhação nacional foram propostas: comunismo e fascismo.

Paxton enfatizou este ponto: “A ascensão do fascismo não é realmente compreensível sem prestar atenção à ascensão do comunismo”, disse ele. “No século XX, eles foram os dois movimentos que propuseram colocar a democracia de lado e substituí-la por outra coisa para fortalecer o país.”

Tanto na Alemanha como na Itália, a esquerda – consistindo dos comunistas e socialistas – estava ganhando força. Na Itália, especialmente, parecia que uma revolução socialista era iminente. Mas o governo existente e as elites capitalistas conservadoras consideravam o comunismo e o socialismo uma ameaça.

Paxton identificou favores fascistas aos conservadores no início do movimento como outro fator para preparar o terreno para um regime fascista. “O único caminho disponível para os fascistas é através das elites conservadoras”, escreveu ele.

Na Alemanha e na Itália, os governos existentes decidiram se alinhar com os fascistas. “Os partidos fascistas chamaram a atenção do público como os mais violentos e rigorosos opositores ao socialismo”, disse Paxton. “Os chefes de estado dos dois países ofereceram aos fascistas a posição de chefe de governo, porque as outras opções, os partidos parlamentares tradicionais, fracassaram. Tanto o fascismo quanto o comunismo propuseram soluções violentas, e uma ganharia destruindo a outra”, disse Paxton. .

Os governos existentes, tendo se alinhado com os fascistas e com medo de uma revolução socialista, recusaram-se a trabalhar com a esquerda. Isso levou a um impasse político, outro dos fatores que Paxton disse serem necessários para o fascismo chegar ao poder.

Livros sobre o fascismo

Jason Stanley. Como funciona o fascismo.

Robert O. Paxton. A anatomia do fascismo.