Platão e Aristóteles sobre mulheres: citações selecionadas | Filosofia na Escola

Platão e Aristóteles sobre mulheres: citações selecionadas

Aristóteles, Política

“O homem, a menos que constituído em algum aspecto contrário à natureza, é por natureza mais perito na liderança do que a fêmea; e o mais velho e completo, mais que o jovem e incompleto.”

Aristóteles, Política

“A relação de macho para fêmea é por natureza uma relação de superior a inferior e de governante a governado”.

Aristóteles, Política

“O escravo é totalmente desprovido do elemento deliberativo; a mulher o tem, mas não tem autoridade; o filho o tem, mas é incompleto”.

Platão, República

“Mulheres e homens têm a mesma natureza em relação à tutela do Estado, salvo na medida em que um é mais fraco e o outro é mais forte”.

Platão, República

Publicidade

“A relação de homem para mulher é, por natureza, uma relação de superior para inferior e de governante para governado.”

Aristóteles, História dos Animais

“Portanto, as mulheres são mais compassivas e prontas a chorar, mais invejosas e mais sentimentais e mais contenciosas. A fêmea também está mais sujeita à depressão do espírito e ao desespero do que os homens. Ela é também mais desavergonhada e falsa, mais prontamente enganada, e mais atenta às injúrias, mais ociosa e, em geral, menos excitável que o macho. Pelo contrário, o macho está mais disposto a ajudar e, como já foi dito, mais valente do que a fêmea.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que publicamos sobre:

Relacionado

John Locke

John Locke é um filósofo inglês, pai do liberalismo político, um dos principais representantes do empirismo e criador de conceitos como tábula rasa e direitos humanos.

Descartes

Descartes é considerado o pai da filosofia moderna e as suas concepções sobre o conhecimento, método, ciência e a mente humana foram e ainda são muito influentes.

Filosofia da ciência

A filosofia da ciência estuda o que é a ciência, o que diferencia esta de outras formas de saber, como a religião, e o método que usa para produzir conhecimento.