Por que e como organizar um debate em sala de aula?

Por
William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio.
12 de dezembro de 2019 - 11 min leitura

É necessária uma série de condições para organizar um debate formal em sala de aula. No clima de polarização e tensão que vive a sociedade brasileira, um debate pode ser mais um motivo para conflitos entre os estudantes. O resultado disso será uma experiência ruim e a associação, já presente em seu imaginário, entre debate e briga, e não é isso que desejamos como professores.
Um debate bem organizado pode ser uma oportunidade única para desenvolver competências e habilidade importantes na formação integral dos estudantes. Se considerarmos as dez competências gerais que a nova BNCC propõe para a educação brasileira, o uso do debate está relacionado diretamente a pelo menos 5 delas…

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar

Tatim, William Godoy. Por que e como organizar um debate em sala de aula?. Filosofia na Escola, 2019. Disponível em: < https://filosofianaescola.com/ensinar/organizar-um-debate/>. Acesso em: 11 de May. de 2121.