Plano de aula sobre falácias

Aula 1: leitura de texto

Há uma história escrita por Max Schulman chamada O amor é uma falácia que é uma boa forma de introduzir o tema com os estudantes. Entregue uma cópia para cada aluno e proponha a leitura coletiva do texto. Como se trata de uma história, com vários diálogos, uma leitura teatral tem seu valor em cativar os estudantes.

Geralmente proponho uma aposta quando entrego seis páginas de textos aos meus alunos. Para eles é um número assustador de palavras, que provoca uma resistência inicial. Proponho que se não gostarem do texto, tratei chocolate na aula seguinte. Mas que se gostarem, perderão a aposta e terão que trazer chocolate para o professor. O resultado é positivo quase sempre. Poucos são os alunos que não se deixam envolver com a história. Muito maior é o número daqueles que se apaixonam por ela.

Além de ser um texto que tem potencial para despertar o interesse dos estudantes pelo tema das falácias, possui uma série de exemplos de falácias que podem ser analisados ao longo da leitura. Além disso, ao final é importante abordar o conceito de falácia e explorar com os alunos em que sentido se pode dizer que “o amor é uma falácia”.

Aula 2: pesquisa

Distribua os alunos em duplas ou trios e atribua à cada grupo uma falácia que julgar relevante. Proponha aos estudantes fazer uma pesquisa sobre a falácia que lhes foi atribuída e que apresentem essa pesquisa para os colegas. Seguir, na pesquisa e na apresentação, o roteiro anexo.

Distribua os alunos em duplas ou trios e atribua à cada grupo uma falácia que julgar relevante. Proponha aos estudantes fazer uma pesquisa sobre a falácia que lhes foi atribuída e que apresentem essa pesquisa para os colegas. Seguir, na pesquisa e na apresentação, o roteiro a seguir.

1. Explique o que é a falácia pela qual ficou responsável;
  2. Explique se esse tipo de argumento é sempre falacioso ou existem algumas situações em que ele pode ser usado legitimamente;
  3. Apresente dois exemplos dessa falácia e explique onde se encontra a falácia neles;
  4. Crie uma situação (desenho, HQ, teatro) em que a falácia é usada;
  5. Explique porque a situação criada é uma falácia.

Nesse link há uma lista de artigos sobre dezenas de falácias: Lista de falácias

Para deixar claro como o trabalho será avaliado, a rubrica abaixo pode ser compartilhada com os estudantes.

CritériosSimEm parteNão
1 O grupo conseguiu explicar o que é a falácia escolhida?
2 O grupo falou se esse é sempre um argumento falacioso não.
3 O grupo apresentou pelo menos dois exemplos e mostrou por que é cometida uma falácia.
4 O grupo criou um desenho, HQ ou teatro representando a falácia?

Aula 3: apresentação da pesquisa

Nessa aula, os estudantes deverão apresentar a pesquisa da aula anterior. Dependendo da turma, da escola e do preparo prévio dos estudantes com esse tipo de tarefa, é importante dar atenção especial a alguns detalhes, como a postura adequada durante a apresentação, como se faz uma apresentação, o comportamento dos colegas, entre outros.

Aula 4: questões objetivas

Para verificar a compreensão dos alunos e esclarecer dúvidas sobre as diferentes falácias estudadas, é útil pedir para que façam em grupo algumas questões que exigem identificar falácias em textos. Depois de pedir que os alunos se reúnam em grupos de três ou quatro pessoas e acompanhar a resolução das questões, corrija com a turma, dando especial atenção àquelas questões que tiveram um menor número de acertos.

Anexo: Exercícios sobre falácias

Aula 5: análise de filme

Veja com os estudantes em sala de aula o filme Deus não está morto ou 12 homens e uma sentença. Insista para que assistam o filme procurando identificar situações em que falácias são usadas.  Para casa, peça para que façam uma análise do filme, a partir do roteiro abaixo.

Na aula seguinte, num círculo, faça uma discussão sobre o filme insistindo para que os estudantes contribuam com suas análises.

Anexo: Questões para análise do filme Deus não está morto
Anexo: Questões para análise do filme 12 homens e uma sentença