Dinâmica de perguntas e respostas em sala de aula

Por
William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio.
1 de setembro de 2019 - 2 min leitura

Qualquer professor deseja que os estudantes se envolvam na aula, participem e aprendam o que se pretende ensinar. Porém, esse nem sempre é o caso. Não é raro encontrar salas de aula com alunos desmotivados, apáticos, pouco participativos, atentos ao celular ou divagando.

Há muitas técnicas e metodologias de ensino que procuram mudar esse quadro. Algumas mais radicais, que promovem uma mudança global no ensino, até técnicas modestas que podem ser combinadas com formas tradicionais de educação e não exigem mudanças de grandes dimensões.

Uma dessas técnicas é uma dinâmica de perguntas e respostas que os estudantes devem realizar em grupos.

Uma das maneiras de pôr em prática essa dinâmica é a seguinte:

  1. divida a turma em grupos com um número de estudantes que possibilite a participação de todos;
  2. distribua para cada grupo uma placa com as letras do alfabeto A, B, C, D, E (se as questões forem de múltipla escolha);
  3. usando data show, apresente aos grupos uma questão por vez, dê um tempo para que discutam a resposta apropriada e em seguida peça para que mostrem a placa com a alternativa correta;
  4. peça para que os estudantes expliquem qual raciocínio usaram para chegar à alternativa escolhida;
  5. revele a alternativa correta e, se necessário, explique porque é a correta.

Essa é uma versão possível de uma dinâmica de perguntas e respostas para ser usada em sala de aula. Como essa técnica é flexível, pode ser modificada e aperfeiçoada conforme o interesse e necessidade do professor.

É possível especificar um tempo limite para os grupos discutirem e chegar a uma resposta consensual; é possível usar questões dissertativas, ao invés de objetivas; é possível transformar essa dinâmica numa espécie de “passa ou repassa”, na qual apenas um grupo tem a oportunidade de responder a pergunta e deve passar a vez caso não saiba a resposta; enfim, é possível criar uma competição entre os grupos para ver quem se sai melhor ao final. Há várias possibilidades, cabe ao professor avaliar a dinâmica da turma e experimentar qual é a mais apropriada.

Banco de questões e atividades de filosofia para professores

866 questões e atividades
Tenha acesso à mais a 800 questões e atividades de filosofia de diversos tipos.
193 questões do ENEM
Todas as as questões do ENEM, de 2009 à 2020, incluindo as questões das provas de reaplicação ou, no caso de 2020, do ENEM Digital.
779 questões objetivas
Questões objetivas sobre temas, conceitos e filósofos centrais na filosofia.
52 Textos para anláise
Pequenos trechos de textos clássicos de filosofia para análise, muitos com atividades incluídas ao final.
11 Trilhas de aprendizagem
Recurso interativo com textos, vídeos, questões objetivas, feedback instantâneo e autocorreção.
4 Jogos
Jogos que podem ser usados na sala de aula com objetivo pedagógico.
Saber mais

Tatim, William Godoy. Dinâmica de perguntas e respostas em sala de aula. Filosofia na Escola, 2019. Disponível em: < https://filosofianaescola.com/ensinar/dinamica-de-perguntas-respostas/>. Acesso em: 25 de Jul. de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

📧 Vamos manter contato?

Receba periodicamente em seu email uma lista com os últimos artigos publicados. Não se preocupe, não enviamos emails comerciais.