Pesquisa orientada sobre eutanásia | Filosofia na Escola

Pesquisa orientada sobre eutanásia

Introdução

Considere o seguinte caso:

Um residente de Ginecologia, que estava de plantão em um grande hospital privado norte-americano, foi chamado a meia-noite, para atender uma paciente de 20 anos, em estágio terminal, com câncer de ovário. A paciente não respondeu à quimioterapia e estava recebendo apenas medidas de suporte. Ela estava acompanhada pela mãe quando o médico chegou. Há dois dias que não conseguia comer ou dormir. Estava com 34 kg de peso corporal e com vômitos frequentes. “Debbie” disse ao médico, que não a conhecia até este momento, apenas a seguinte frase: “terminemos com isto”. O médico foi até a sala de enfermagem e preparou 20mg de morfina. Voltou ao quarto e disse às duas mulheres que iria dar uma injeção que possibilitaria a Debbie descansar e dizer adeus. A paciente nada disse, nem sua mãe. Em 4 minutos a paciente morreu. A mãe se manteve erguida e pareceu aliviada.

O que você pensa da ação realizada pelo médico? Ele agiu corretamente? A eutanásia é moralmente correta, ela deveria ser permitida legalmente? Quais as consequências sociais de uma legislação como essa?

Essa pesquisa irá te conduzir por algumas ideias que serão úteis para que reflita cuidadosamente sobre essas questões e a partir disso tenha uma opinião bem fundamentada

Siga para a aba tarefas para mais informações sobre o que deverá fazer.

Tarefas

Para concluir essa pesquisa sobre o aborto, faça as seguintes tarefas:

  1. Faça uma pesquisa em alguns dos textos disponíveis em processo. Esses textos apresentam diferentes pontos de vista e argumentos sobre as questões apresentadas na introdução.
  2. Escreva uma dissertação de síntese sobre a pesquisa realizada.
  3. Faça uma apresentação de 5 minutos para os colegas de turma sobre a pesquisa que realizou.

Publicidade

Na aba avaliação você encontra mais detalhes sobre como realizar as duas últimas tarefas e os critérios de avaliação.

Agora vá para processo, onde encontrará os materiais para realizar sua pesquisa.

Processo

Os textos abaixo apresentam diferentes perspectivas sobre a eutanásia. Leia e discuta cada um deles com seus colegas. Também é importante fazer algumas anotações para a partir disso elaborar sua apresentação e dissertação.

  1. Leia o texto Breve Histórico da Eutanásia.
  2. Leia o texto Eutanásia passiva e ativa, voluntária e involuntária.
  3. Leia o texto O erro da eutanásia.
  4. Leia o texto Será a eutanásia moralmente aceitável?
  5. Leia o texto Os benefícios potenciais de permitir a eutanásia.

Agora que você já explorou os materiais da pesquisa, vá para avaliação para ver como fazer a dissertação e a apresentação.

Avaliação

Para concluir essa pesquisa, você deverá apresentar para os colegas os pontos principais da sua pesquisa e escrever uma dissertação. Nesses trabalhos, siga as orientações abaixo:

Apresentação

Na sua apresentação, você deve: 1) apresentar o problema que irá discutir e um pouco da história e legislação atual sobre a eutanásia no Brasil; 2) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra a eutanásia; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consistentes; 4) responder a alguns questionamentos dos colegas.

Sua apresentação será avaliada de acordo com os seguintes critérios: 1) atendeu às quatro exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; 3) soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal e responder à críticas.

Dissertação

Sua dissertação, deve seguir um esquema parecido com o da apresentação: 1) apresentar o problema que irá discutir na introdução de seu texto; 2) apresentar pelo menos um argumento a favor e contra a eutanásia; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consistentes.

A correção de sua dissertação levará em conta os seguintes critérios: 1) atendeu às exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal sobre a questão da pesquisa.

Conclusão

Parabéns por ter chegado até aqui. Agora você conhece um pouco do debate existente na filosofia sobre a eutanásia. Esperamos que essa pesquisa e a discussão com os colegas tenha contribuído para sua reflexão sobre esse tema.

Esse é um bom começo de pesquisa, porém ela não precisa parar por aqui. Caso deseje continuar, os links abaixo serão úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que publicamos sobre:

Relacionado

John Locke

John Locke é um filósofo inglês, pai do liberalismo político, um dos principais representantes do empirismo e criador de conceitos como tábula rasa e direitos humanos.

Descartes

Descartes é considerado o pai da filosofia moderna e as suas concepções sobre o conhecimento, método, ciência e a mente humana foram e ainda são muito influentes.

Filosofia da ciência

A filosofia da ciência estuda o que é a ciência, o que diferencia esta de outras formas de saber, como a religião, e o método que usa para produzir conhecimento.