Questões sobre apelo à piedade

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_l056f4h0s33fad4ouckcaa7ft0, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Em qual dos seguintes exemplos ocorre a falácia do apelo à piedade?
Um psicólogo que explica como a infância traumática de um acusado de assassinato pode ter influenciado seu comportamento na frente de um júri.
Uma organização ambiental que apela à responsabilidade de proteger a natureza, apresentando evidências científicas sobre a destruição ambiental.
Um estudante que pede ao professor para aumentar sua nota porque precisa da aprovação, em apresentar justificativa sobre o desempenho nas provas.
Uma campanha para arrecadar fundos mostrando imagens fortes de crianças famintas, junto com dados sobre o impacto positivo do programa de ajuda.

Durante um debate público sobre a implementação de um novo sistema de transporte público na cidade, um cidadão toma a palavra e diz:

"Eu imploro que não construam essa nova linha de metrô perto do meu bairro. Minha mãe é idosa e muito doente, e qualquer mudança na rotina dela pode ser extremamente prejudicial. Além disso, temos muitos moradores que já sofrem com o barulho constante das fábricas dos arredores. Seria desumano seguir com esse projeto sabendo do sofrimento que causará a todos nós."

O argumento apresentado pelo cidadão pode ser considerado um apelo à piedade falacioso?
Não, porque ele está apontando preocupações legítimas sobre o impacto do projeto na saúde e bem-estar dos moradores locais.
Não, porque ele está exercendo seu direito democrático de expressar preocupações em um debate público.
Sim, porque ele acredita que problemas pessoais devem ser priorizados em decisões públicas, independentemente dos argumentos racionais.
Sim, porque ele está usando situações pessoais emotivas para tentar influenciar a decisão, sem considerar os benefícios gerais do projeto.

Durante a reunião de diretoria de uma grande empresa, os executivos estão discutindo a possibilidade de demitir funcionários como medida para cortar custos. Um dos gerentes, ao invés de apresentar dados sobre o desempenho ou a necessidade de manter certos funcionários, afirma:

"Não podemos demitir o Carlos. Ele tem três filhos pequenos e está passando por dificuldades financeiras. E recentemente perdeu sua casa em um incêndio. Seria cruel demiti-lo agora, pois ele realmente precisa desse emprego para sustentar sua família."

Por que o argumento do gerente em defesa de Carlos é um exemplo de apelo à piedade falacioso?
Porque o gerente está usando circunstâncias emocionais para influenciar a decisão, sem considerar o desempenho profissional.
Porque o gerente assume que demitir Carlos seria eticamente errado devido às suas desventuras pessoais.
Porque o gerente sugere que a empresa deve ignorar suas metas de redução de custos para ajudar qualquer funcionário em dificuldade financeira.
Porque o gerente está afirmando que funcionários com problemas pessoais nunca devem ser demitidos, independentemente das condições da empresa.
Quando o apelo à piedade é considerado legítimo e não uma falácia?
Quando a intenção é apenas provocar empatia, sem se preocupar com o impacto das provas no caso.
Quando se usa emoção para convencer as pessoas de algo sem apresentar justificativa racional sobre o assunto.
Quando o objetivo do apelo é distrair o ouvinte do ponto principal da discussão.
Quando o apelo emocional é acompanhado por evidências e argumentos racionais que sustentam a conclusão.
O que caracteriza a falácia do Argumentum ad misericordiam?
Apresentar estatísticas para fortalecer um argumento.
Utilizar argumentos lógicos para sustentar uma conclusão.
Apelar à piedade para que uma conclusão seja aceita.
Desviar o assunto para evitar uma conclusão indesejada.