Ignoratio elenchi ou conclusão irrelevante

Ignoratio elenchi ou conclusão irrelevante é uma falácia que ocorre quando alguém tira uma conclusão equivocada de suas premissas. O argumentador ignora as implicações lógicas de suas premissas.

Exemplo ignoratio elenchi

Imagine a seguinte situação:

Muitas pessoas que são beneficiadas com o Bolsa Família não têm qualquer necessidade de receber essa assistência do governo. Portanto, esse programa deveria ser extinto.

Mesmo que a premissa do argumento seja verdadeira, ela não é capaz de justificar a conclusão apresentada (“esse programa deveria ser extinto”). Seria razoável defender, usando a premissa do argumento, coisas como criação de um sistema mais efetivo no monitoramento de tentativas de burlar os critérios do programa, mas não o extinguir. Para defender essa conclusão, é necessário premissas diferentes. Ao ignorar as implicações lógicas de suas premissas, ou seja, cometeu a falácia ignoratio elenchi.