Causa Questionável | Filosofia na Escola
Textos, livros, exercícios, planos de aula, recursos para aprender e ensinar filosofia.

Filósofos

Uma forma de aprender filosofia é conhecendo alguns dos maiores pensadores. Explore um pouco sobre e o pensamento dos maiores filósofos da história.

Protágoras

Protágoras foi um dos maiores sofistas da história e é conhecido por afirmar que o homem é a medida de todas as coisas e que nada podemos saber dos deuses.

René Descartes

Descartes é considerado o pai da filosofia moderna e as suas concepções sobre o conhecimento, método, ciência e a mente humana foram e ainda são muito influentes.

Pirro de Élida

Pirro é um filósofo grego conhecido como um dos principais representantes do ceticismo antigo. Acreditava que não podemos conhecer nada, que devemos suspender nosso juízo sobre todas as coisas que isso levará à paz interior e à felicidade.

John Locke

John Locke é um filósofo inglês, pai do liberalismo político, um dos principais representantes do empirismo e criador de conceitos como tábula rasa.

Parmênides

Parmênides foi um filósofo pré-socrático que nasceu na cidade de Eléia em 515 a. C. e morreu em 450 a. C. É o fundador da escola eleática, que valorizava extremamente o uso da razão e da lógica como meio para obter conhecimento ao mesmo tempo que não aceita as experiências sensoriais como válidas.

Pitágoras

Pitágoras é um dos filósofos antigos mais cercados de mistério. É conhecido por ter originado uma seita oculta chamada de pitagorismo, criado o teorema de Pitágoras, a palavra “filosofia” e adotado a ideia de reencarnação da alma.

Empédocles

Empédocles é o filósofo dos quatro elemento, terra, ar, água e fogo, e da reencarnação.

Demócrito

Demócrito é um filósofo grego criador do atomismo e defensor da ideia de que não há qualquer tipo de existência após a morte.

Heráclito

Heráclito pensava que na natureza tudo está em constante transformação, de modo que “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio”.

Anaxímenes

Anaxímenes era um filósofo que pensava que o ar era o elemento básico por trás de todas as coisas e procurou mostrar como esse elemento pode se transformar em tudo que compõe a natureza.

Anaximandro

Anaximandro dizia que a origem de todas as coisas é o infinito e que também era infinito o número de mundos, tanto no espaço quanto no tempo, pensava que a terra era e esférica e flutuava no espaço por uma espécie de equilíbrio de forças.

Tales de Mileto

Tales é considerado o primeiro filósofo porque foi o primeiro a propor uma explicação racional e naturalista para a origem e funcionamento de todas as coisas.

Thomas Hobbes

Thomas Hobbes é conhecido principalmente por suas ideias políticas e concepções sobre a natureza humana. É sua a frase "o homem é o lobo do homem."

Karl Marx

Karl Marx, economista político, filósofo, sociólogo jornalista e ativista prussiano influenciou gerações de líderes políticos e o pensamento de modo geral.

Epicuro

Epicuro foi um filósofo grego que procurou, através da filosofia, mostrar o caminho para a vida feliz. Sua ideia era simples: para ser feliz, é preciso dedicar a vida ao prazer e evitar o sofrimento.
Mais filósofos

Problemas

Filosofia é debate. Conheça alguns dos problemas que motivaram grandes debates ao longo da história e ainda hoje provocam reflexão.

Epistemologia

Epistemologia é o estudo do conhecimento, suas fontes, natureza e validade. As questões fundamentais dessa área da filosofia é: o que é conhecimento? somos capazes de conhecer algo? Qual a origem do conhecimento?

Filosofia da Ciência

A filosofia da ciência estuda o que é a ciência, o que diferencia esta de outras formas de saber, como a religião, e o método que usa para produzir conhecimento.

Filosofia da Mente

O que é a mente? Qual sua natureza? É algo diferente do cérebro? É uma alma imaterial? Computadores poderão pensar? Essas são algumas questões centrais da filosofia da mente.

Ética normativa

A ética normativa discute o que é o certo e o errado, se há uma explicação universal e plausível de porque algumas ações são consideradas morais e outras não.

Metaetica

Os juízos morais do tipo “matar uma pessoa inocente é errado” são verdadeiros ou falsos? Existe verdade objetiva na moral ou é tudo uma questão de gosto pessoal? Tudo é relativo? Essas questões são debatidas numa área da filosofia chamada metaética.

Direito dos animais

Animais deveriam possuir direitos? Quais direitos? O que justifica uma eventual resposta para essas questões. O movimento de defesa dos direitos dos animais vem ganhando espaço no mundo e colocando essas questões filosóficas.

Melhoramento genético

O ser humano, através do desenvolvimento da engenharia genética, chegará a um ponto de sua evolução no qual será capaz de modificar sua própria natureza. A questão filosófica que surge com esse desenvolvimento é: seria correto fazer isso? Temos esse direito? Quais as consequências?

Liberdade e determinismo

O ser humano é livre? Podemos escolher nossas ações, o que iremos fazer ou deixar de fazer, ou não passamos de seres determinados por uma série de causas aleatórias que pensam ser livres?

Felicidade

Como ser feliz? O que devemos fazer para levar uma vida plena, com sentido? Essa já foi, em certo período, a questão mais importante para a filosofia.
Mais problemas

Ferramentas

Para aprender e praticar a filosofia é importante dominar a argumentação. A lógica é uma ferramenta importante, com ela irá aperfeiçoar essa habilidade.

Professor

Ferramentas para ensinar filosofia.